Blog - Sobre bolos e buquês
A “Linguagem das Flores” que expressa os sentimentos da noiva e suas combinações com o bolo de casamento
Em qualquer tipo de cerimônia as flores estão sempre presentes. Desde as simples recepções aos casamentos mais luxuosos, uma noiva não abre mão de algumas coisas e entre elas estão o buquê e o bolo do casamento.
A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.
Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera.
Já na idade média, as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, formando um buquê que lhes daria sorte. Mas foi na Europa que os arranjos tornaram-se mais sofisticados, com flores exóticas.
Antigamente as noivas confeccionavam dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto em casa. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo dessa maneira a próxima a se casar, ritual que é realizado até hoje nas cerimônias.
O buquê é considerado uma peça essencial para completar o look da noiva. Os modelos são diversos e a criatividade toma conta do estilo da noiva, onde pode misturar flores, cores e até mesmo pedras, pérolas e tecido como já postamos anteriormente aqui no blog do Villa Casuarina.
Mesmo com tantas opções, o tradicional buquê de flores naturais não perde o espaço e ainda é a grande preferência das noivas. Os modelos mais comuns são: buquê redondo, cascata ou braçada.
Em casamentos realizados pela manhã ou à tarde, eles devem ser pequenos ou médios, de preferência feitos com flores do campo. À noite já pode ser maior, mais chamativo e feito com flores nobres.
Cada buquê é confeccionado de acordo com o estilo da noiva, tais como romântico, exótico, delicado, clássico ou moderno. A combinação de formas, flores e tons faz com que o buquê apresente a personalidade da noiva e esses elementos podem ser expressados também das criações do bolo de casamento como vemos nas fotos a seguir.
Independentemente de tudo, o ramo necessita de estar em harmonia com o vestido de noiva, a sua estatura e estilo. As cores mais usadas, depois do branco, são os tons laranja, lavanda e cor-de-rosa. Para noivas ousadas os buquês com flores vermelhas são lindos! Veja as dicas essenciais para escolher o seu buquê.
Modelo
Depois de decidir qual o modelo do buquê de noiva e escolher as flores, é necessário pensar no lado prático e no conforto. A maioria dos floristas aconselham a cobrir o caule com um tecido agradável ao toque e fácil de segurar. Pode ser o mesmo tecido do vestido de noiva, cetim ou gorgurão.
Entrega
Verifique a antecedência com que o buquê é entregue. De preferência duas horas antes da cerimônia. Assim, as flores mantêm-se frescas.
Apresentação
Quando segurar o buquê, encoste o antebraço na lateral da cintura. Dessa forma, não haverá como se enganar relativamente à altura em que deve pegar nas flores. Na igreja, enquanto estiver em frente ao altar, poderá pousar o buquê ou pedir à sua mãe ou madrinha que o segure.
Significado
Confira o significado das flores para montar o seu buquê:
Acácia branca ou rosada: constância e elegância
Amor perfeito: lembrança;
Azaleia: romance;
Begônia: timidez;
Camélia: beleza, virtude;
Copo de leite: felicidade e pureza;
Coroa imperial: poder;
Cravo: fertilidade;
Crisântemo: paixão;
Dália: delicadeza;
Dente de leão: vida;
Flores do campo: felicidade;
Gérbera: alegria;
Girassol: vida;
Hortência: energia;
Jasmim: amor;
Lírio: sorte e casamento;
Margarida: inocência;
Miosótis: amor sincero;
Papoula: fertilidade;
Tulipa: amor;
Violeta: lealdade;
Orquídea: sensualidade;
Rosa branca: pureza, paz;
Rosa champanhe: admiração, reverência;
Rosa alaranjada: fascínio, encanto;
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;
Rosa vermelha: amor, paixão;
Receba dicas de casamento
Obrigado!
No Description
Leave a Comment