Blog - Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul
por Carol Dalaneze
Olá leitoras lindas!
Hoje vim aqui para compartilhar uma “tradição de casamento” bem fofa e cheia de significados que descobri recentemente.
Alguns dias atrás fui ao shopping à procura de um brinco para usar no dia do casamento. Como minha cor preferida da vida é azul, eu queria muito um brinco que tivesse pelo menos uma das pedras azul, já que um vestido de noiva azul seria um pouquinho demais neh?! Rs
Enfim, entrei numa loja procurando um brinco com safira e, enquanto provava as opções, a vendedora perguntou se eu estava procurando um brinco com pedra azul por conta da tradição de que a noiva no dia do casamento deve usar: “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.”
Fiquei surpresa com a pergunta dela pois eu não conhecia essa tradição e é óbvio que sai de lá dando um search no Google para entender que tradição é essa e, claro, já doidinha para colocar em prática.
Ao pesquisar descobri que essa tradição vem lá da Inglaterra, nasceu na época Vitoriana e espalhou-se pelo mundo com o passar do tempo.
“Something old, something new,
something borrowed, something blue.”
Não é só de rimas que essa tradição é feita, mas sim de grande simbologia e significado, por este motivo achei essa tradição tão fofa que resolvi compartilhar com vocês.
Algo velho / Something old
Essa parte tem a ver com valorizar as relações familiares e o amor que temos por eles.
Usar algo velho não significa que precisamos ser tão dramáticas e usar o mesmo vestido que a nossa mãe usou décadas atrás e que provavelmente está no maleiro todo amarelado (coitada de mim se escolhesse essa opção! rs).
A noiva pode escolher alguma jóia da mãe ou da avó, pode ser algo herdado ou, ainda, alguma coisa já utilizada por algumas vezes. Há também quem opte por levar consigo a foto de algum familiar já falecido e que ama muito ou, ainda, um pedaço do vestido que a mãe usou no dia casamento dela.
Algo novo / Something new
Como vamos entrar numa fase nova da nossa vida, acredita-se que a noiva deve levar consigo algo novo, sem energias do passado, abrindo espaço, assim, para novos caminhos, sonhos, levando esperança e, claro, muito amor.
Algumas das opções mais óbvias e possíveis para esse dia é usar um vestido novo (a menos que seja alugado), um sapato, arranjo de cabelo ou até mesmo a lingerie.
Algo emprestado / Something borrowed
Pegar algo emprestado de alguém, como familiares e amigos, para usar no dia do nosso casamento, representa a importância e a influência que as pessoas que amamos têm em nossas vidas. Essa parte da tradição serve para lembrar a noiva de que ela sempre poderá contar com a família e amigos.
Tive a ideia de pedir um porta jóias emprestado para a minha avó e usar no dia para guardar as alianças e a daminha levar até o altar. (fofo não?!)
Algo azul / Something blue
(minha parte preferida)
Fazendo essa pesquisa sobre as tradições eu descobri que antigamente as noivas costumavam casar usando vestidos de diversas cores, sendo a cor azul uma escolha frequente, e que usar vestido branco é uma tradição relativamente recente (final do século XIX) e totalmente ocidental.
Usar azul representa a pureza e o amor pela pessoa com quem irá se casar. Além disso, há quem diga que o azul afasta a inveja e corta o mal olhado.
Podemos usar uma jóia com pedra azul, dar um laço no bouquet com fita azul e, para as mais ousada,s o sapato pode ter essa cor ou, ainda, simplesmente colocar uma fitinha em algum lugar mais discreto.
Achei muito legal essa tradição e como adoro coisas com significados e sentimentos vou tentar seguir a tradição no meu grande dia.
Espero que vocês tenham gostado também.
Beijinhos da noiva que vai usar “algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul.”
Receba dicas de casamento
Obrigado!
No Description
Leave a Comment