Blog - Buquês: dos tradicionais aos mais ousados. Escolha o seu!
Buquês: dos tradicionais aos mais ousados. Escolha o seu!
Depois de muitas coisas decididas, chega o momento de uma das escolhas mais importantes: o buquê!
O buquê é um dos acessórios mais importantes, que mais fica em evidência durante o evento. Ele que compõe o visual da noiva e torna-se um acessório indispensável em todo casamento, acompanhando nos momentos chave da cerimônia e serve para dar esperança às moças solteiras que estão à espera do casamento.
Essa história toda começou na Grécia, onde acreditavam que o buquê funcionava como um amuleto para afastar mau-olhado, tanto que esse era feito com ervas. Depois no período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê.
Ainda considerado um símbolo tradicional, ele pode carregar a personalidade de cada mulher através de flores, outros materiais e seu formato.
Novas tendências surgem no mercado de buquês e acessórios mais inusitados, ousados e sofisticados estão cada vez mais em moda, como broches, pérolas, papéis recicláveis, retalhos de tecido, botões e etc. Mas, ainda há noivas que não saem da linha mais tradicional e na hora de escolher, o clássico buquê de flores ainda está na preferência da maioria.
TRADICIONAIS
Entre as flores mais tradicionais estão as rosas vermelhas, brancas, amarelas além de orquídeas, girassóis, tulipas, copos-de-leite dentre tantas outras. Na hora da escolha da cor das flores é importante a noiva ter em mente os detalhes do vestido, cerimônia e decoração para que tudo fique em perfeita sincronia. A paleta de cores de um buquê deve ter até três tons de cores diferentes.
Se a noiva quiser manter a tradição floral mas colocar uma pitada de personalidade, galhos de pimentas, sementes, frutas, palha, ramos e folhas secas, podem ser uma alternativa para incrementar o buquê.
Entre os formatos dos tradicionais buquês de flores estão: o buquê redondo, um modelo bastante versátil e pode ser usado de dia ou a noite, combinando com qualquer tipo de cerimônia. Pode ser feito com um tipo de flor ou combinando vários, e as cores vão de acordo com o gosto de quem vai usá-lo. O buquê cascata, conhecido também como buquê cacho de uva, é o modelo mais clássico e nunca sai de moda, mas está um pouco em desuso. Pode ser feito com vários tipos de flores ou com uma combinação de várias, mas as mais tradicionais são as rosas e as orquídeas.
Ainda tem o buquê de braçada, que combina bastante com cerimônias ao ar livre e casamentos no campo; fica muito charmoso para noivas que escolhem vestidos mais simples com cortes retos. O tamanho do buquê varia de acordo com o físico porte da noiva e recomenda-se flores com caules compridos, como copos de leite e boca de leão.
Já pensou em Buquê de “uma flor”? Algumas noivas optam por simplesmente escolher uma bela flor, do seu tipo preferido, e usá-la como buquê.
OUSADOS
Com este tipo de buquê, a imaginação pode rolar solta e se você tiver talentos manuais, pode fazer seu próprio buquê com o tipo de material que você achar mais adequado! Veja mais sobre alguns deles.
Buquê de pérolas: Além de ser uma joia que combina perfeitamente com a ocasião, é uma alternativa para quem vai casar à noite. Mas não exagere muito com os detalhes do vestido e tente evitar muitos bordados e brilho, já que os olhares vão se voltar para o seu buquê.
Buquê de broches: Essa ideia veio dos Estados Unidos e vem conquistando o gosto de muitas noivas brasileiras. Se você tem uma coleção de broches e deseja criar algo diferente essa é uma ótima opção.
Buquê de tecido: Uma ótima opção para cerimônia ao ar livre e para você que prefere algo mais discreto e sem muito brilho.
Buquê de botões: Para noivas modernas, cheia de estilo e que querem inovar em seu casamento é uma ótima alternativa, pois além de criativo você terá para sempre uma lembrança de seu casamento. Na confecção do seu buquê podem ser utilizados vários tipos e formatos de botões, com cores de sua preferência.
Buquê de papel: Encanta as noivas contemporâneas que se preocupam principalmente com a sustentabilidade. Estes buquês podem ser feitos de diversos tipos de papel, espessuras e cores. O interessante é que podem ser feitas em origamis ou utilizando moldes de pétalas em folhas de papel coloridas e encaixando uma a uma.
Buquê de suculentas: É uma tendência americana que caiu no gosto das brasileiras pois essas plantinhas avantajadas e verdinhas estão super na moda. Por serem frescas e delicadas, elas combinam com o casamento ao ar livre no verão. As espécies dessas plantinhas mais utilizadas para o buquê são: pachyveria, echeveria e sedum.
Buquê de plumas: Para as mulheres que gostam de uma pitada de ousadia e glamour, essa é uma ótima sugestão. Você pode tanto usar plumas no buquê como também misturá-las com flores, mas ao escolher esse tipo de buquê verifique os detalhes de seu vestido. Seu buquê fica mais feminino, delicado, moderno e elegante.
Receba dicas de casamento
Obrigado!
No Description
Leave a Comment