Blog - Mini Casamentos ou Petit-Comité: a tendência em casamentos
Mini Casamentos ou Petit-Comité: a tendência em casamentos
Petit Comité é uma palavra oriunda do vocabulário francês que significa: pequeno grupo de pessoas ou pequena reunião.
É uma alternativa para quem deseja realizar uma festa de casamento íntima, porém formal. O mini wedding, como também é chamada a atual tendência no mercado de casamentos, abandona o conceito de casório como festão, com banda, balada madrugada adentro e centenas de convidados que nem se conhecem ou interagem entre si.
O chique, agora, é primar pelos íntimos, escolher a dedo quem será chamado para compartilhar de uma cerimônia em tom familiar. Mas sem abrir mão do luxo. Na Europa, é muito comum fazer casamentos pequenos, à luz do dia e com poucas pessoas. Mas lá isso é um aspecto cultural e aqui é uma tendência, que tem como princípio unir intimidade e economia.
É uma festa que possibilita maior flexibilidade e pode ser realizada em lugares diferenciados, como casas de campo, fazendas, chácaras ou locais como o Villa Casuarina, por exemplo, que tem opções de espaços diferenciados no mesmo lugar.
O maior desafio desse estilo de cerimônia é chegar numa lista final de convidados, entre 50 e 100 convidados. O importante é ter sempre em mente a proposta da cerimônia, mais intimista, com a presença apenas das pessoas que realmente fazem parte da vida do casal e não um monte de gente que deve estar por ser educado convidar.
Comece o clima intimista pelos convites, que podem ser mais simples e personalizados, com nomes dos convidados escritos à mão, ou até mesmo com uma frase que tenha significado para os convidados. Eles vão se sentir especiais!
Para a decoração utilize objetos pessoais e que façam parte da história do casal, com porta-retratos, frases românticas espalhadas pelo ambiente. Use muitas flores naturais, que além de valorizar a celebração intimista deixa o ar mais romântico.
Nas mesas, prefira arranjos baixos que além de ficarem bonitos, finos e sutis, aumentam a visibilidade e facilita a conversa entre os convidados. Entretanto, não confunda minimalismo com descuido, em um casamento pequeno os detalhes ficam mais aparentes. Lembrancinhas com nome de cada convidado, menus e mensagens dos noivos em cada mesa, cartões de agradecimentos, entre outras coisinhas fazem toda a diferença.
Em um casamento desse estilo o vestido da noiva deve acompanhar o cenário, então nada de vestidos armados e caldas gigantes, o ideal é escolher modelos de cortes retos, sem muito brilho, podendo escolher estre os longos ou os longuetes (que vão até o tornozelo). Para o tecido, a renda é a melhor opção.
O cardápio deve ser bem variado e rico em um brunch ou almoço, chá da tarde, jantar ou apenas um bolo com champanhe. Quanto ao bolo e doces, bolos tradicionais, cup cakes, naked cake, tortinhas, docinhos variados e bem casados, são as melhores opções. Capriche na escolha das bebidas, procurando agradar a todos os convidados.
Quanto à música, vocês poderão contratar um músico ou um pequeno conjunto, se optarem por um salão menor.
A foto e filmagem aqui é quase que obrigatória, portanto não economize nesse item. Procure por profissionais experientes, que já conhecem o ritmo de um casamento pequeno. A vantagem aqui é contratar poucos profissionais, em relação a quantidade de convidados.
Com certeza seu casamento será lembrado por todos com muito carinho, porque não será típico e igual a tantos outros.
Receba dicas de casamento
Obrigado!
No Description
Leave a Comment