Blog - Papo sério e de gente grande
Olá leitoras lindas!
Espero que todas estejam bem, porque por aqui estou numa ansiedade que não cabe em mim, afinal faltam dois meses para o meu dia tão especial.
Nessa fase dos preparativos finais, tudo já está praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes como rasteirinha para as convidadas, decidir qual será a cor da fita do bem-casado (no meu caso brownie) e os papéis dos docinhos. Também estou na fase de algumas reuniões para resolver assuntos como decoração, músicas da cerimônia e festa e provas do vestido de noiva.
Teoricamente, tudo está tranquilo. Agora é o momento de deixar tudo nas mãos dos fornecedores, confiar neles e torcer para que não haja nenhuma surpresa.
Falando em torcer, para que nada dê errado e evitar ao máximo surpresas indesejadas, hoje escolhi falar sobre um tema que é de gente grande. Podemos dizer que é a parte chata do casamento e que, acredito eu, nenhuma noiva gosta muito. Estou falando sobre o momento de revisar e assinar os contratos com os fornecedores.
Noivinhas de plantão e até mesmo futuras noivinhas: por acaso vocês leem os contratos antes de assinar? Ou, melhor ainda, vocês revisam as cláusulas contratuais? Sugerem mudanças quando algumas cláusulas podem prejudicar vocês caso alguma coisa dê errado lá na frente? Se você respondeu “sim” para todas essas perguntas: meus parabéns! Então essa matéria não é para você! Agora, se você respondeu “não” para algumaa dessas perguntas, acho melhor você investir alguns minutinhos do seu dia e ler essa matéria até o final. Vai por mim!
O Ro (meu noivo) e eu somos advogados e, mesmo essa sendo a nossa profissão, rever os contratos do casamento antes de assinar confesso que não era a parte mais emocionante dos preparativos e, sendo honesta aqui com vocês, era até bem chato. Ainda assim, nós tivemos que fazer isso, pois já sabíamos que tudo o que estivesse escrito ali poderia nos ajudar ou nos prejudicar (e muito) caso alguma coisa desse errado.
Por mais que a gente torça, reze, ore, acenda velas e faça promessas, algum probleminha sempre pode acontecer com um fornecedor ou outro. Pode ser desde um atraso na entrega, até alguém não cumprir o combinado e ainda dizer que esse combinado nunca existiu. Acreditem em mim: vocês não vão querer essa dor de cabeça dias antes do seu casamento!
Por isso, hoje vim aqui dar algumas dicas importantes para o momento em que forem fechar os contratos com seus futuros fornecedores.
Tudo o que vou dizer aqui é de grande importância pois, normalmente, quem redige o modelo de contrato que vocês vão receber para assinar é o advogado do fornecedor e, sendo assim, na qualidade de advogado do fornecedor, ele vai procurar resguardar os direitos do seu cliente e não os de quem está contratando.
Tendo isso em mente, sigam com muito carinho essas dicas que vou passar para vocês:
- Eu sei que é chato, mas leiam o contrato até o final;
- Verifiquem se as datas e prazos estipulados estão escritos no contrato também;
- Vejam se a forma de pagamento está de acordo com acertado;
- Caso vocês tenham combinado alguma coisa específica com o fornecedor, é interessante que o que ficou acordado também seja passado para o contrato, assim evitamos a famosa frase: “Imagina, nós não combinamos isso”;
- Muita atenção para a parte de multa e rescisão contratual. Aqui você deve se atentar para duas coisas: 1. É muito importante verificar o tipo de multa que o fornecedor aplicará caso você descumpra alguma cláusula ou queira rescindir o contrato. Questione a si mesmo se ela é razoável ou não. 2. Verifique também se ele se obriga ao pagamento de multa e ressarcimento do montante já pago caso ele descumpra ou queira rescindir o contrato.
- Tenha senso crítico ao ler as cláusulas, procurando encontrar brechas que possam acabar lhes prejudicando caso alguma coisa dê errada. Pensem em situações que podem não dar certo e verifiquem se esse contrato cobriria vocês nesses casos; e
- Caso não concordem com alguma cláusula, conversem com o fornecedor e sugiram a alteração.
Enfim minhas queridas leitoras, eu sei que ler contrato é chato, eu sei que rever o contrato é trabalhoso e mais chato ainda e que também toma tempo. Mas, se vocês fizerem essa lição de casa, garanto que isso evitará muita dor de cabeça no futuro e que vocês serão mais felizes e ficarão aliviadas se alguma coisa der errado (mas Deus queira que não), uma vez que vocês estarão resguardadas pelo contrato!
Aqui fica a dica da noiva que fez a revisão de todos os contratos antes de assinar, não curtiu esse trabalho, mas que hoje é super grata, pois o contrato cumpriu sua função e a livrou de um grande e infeliz problemão há dois meses do casamento.
Beijinhos e seguimos na contagem regressiva.
#68dias
SP. 18.02.2019
Receba dicas de casamento
Obrigado!
No Description
Leave a Comment